Resenha: Soul Gambler

soul-gambler1

Aposte a sua alma e controle a realidade


O MITO DE FAUSTO

Escrito e publicado em 1808 por Johann Wolfgang Goethe, o poema “Fausto, uma tragédia” é considerado umas das muitas obras primas da literatura alemã. Os mais de doze mil versos contam a história de Fausto, um homem que fez um pacto com o Demônio para preservar sua juventude.

Lançado em 2014 para PC pela desenvolvedora indie brasileira Gamestorming, o jogo Soul Gambler reconta a história escrita por Goethe de uma maneira inteligente e dinâmica, colocando o gamer na pele de um Fausto reinventado para os dias de hoje. Logo no início do jogo, ao sair do trabalho, o player esbarra com uma velha em um ponto de ônibus e recebe uma proposta no mínimo tentadora: vender parte da alma para ter todos os seus desejos realizados!

Prepare-se para embarcar em uma perturbadora jornada, apostando parte da sua vida para revelar uma nova e obscura realidade à sua volta, mantendo viva uma mitologia que nasceu há mais de 200 anos atrás.

soulgambler1“Beleza, Fausto! Pode parar! Já entendi porque você está disposto a vender tua alma para mudar a realidade…”

AVENTURAS FANTÁSTICAS?

Enquanto jogava Soul Gambler não pude deixar de lembrar das Aventuras Fantásticas, série de livros role-playing que eram uma febre no Brasil nos anos 80 e 90. Escritas por Steve Jackson e Ian Livingstone, as obras primas transformavam você no verdadeiro protagonista da história enquanto lia: a cada parágrafo, uma escolha diferente devia ser feita para avançar a sua aventura.

O gameplay do jogo da Gamestorming é muito semelhante aos livros citados acima, e ao mesmo tempo bem tranquilo e intuitivo. O enredo se desenvolve como uma história em quadrinhos interativa: a cada quadro uma escolha deve ser tomada – e cada escolha impactará em como a jornada de Fausto irá se desenrolar.

Além disso, logo em um dos primeiros quadros, você poderá distribuir pontos entre os atributos do personagem – saúde, manipulação, inteligência e carisma. Esses atributos terão fortes consequências diretas no desenrolar da trama. Dependendo da forma como o seu Fausto for construído, você terá acesso a escolhas únicas e será impactado de formas diferentes pelos fatos relevantes que ocorrem durante o jogo.

soulgambler2“Não contavam com minha astúcia!”

DOU METADE DA MINHA ALMA POR MAIS TEMPO DE JOGO

A história do jogo é bem instigante e faz com que o gamer avance rapidamente pelos quadrinhos para ver o que vai acontecer. E infelizmente é aí que mora o ponto fraco do jogo: ele é muito curto! Em um pouco mais de uma hora você conseguirá percorrer a aventura de Fausto de cabo a rabo. Fica o recado para a Gamestorming: queremos mais!

De qualquer forma, o jogo é tão convidativo que rapidamente você estará iniciando outro playthrough, escolhendo diferentes atributos e tomando outras escolhas para ver os incontáveis caminhos que Fausto pode percorrer.

soulgambler3“E esteja preparado para receber conselhos dignos de Obi Wan Kenobi”

E COMO SE NÃO BASTASSE…

No final das contas, ainda tem outro belo motivo que faz o jogo ser ainda mais convidativo e que compensa o gameplay curto: o preço! Para você que estava se preparando para bancar o Fausto e vender parte da sua alma para poder comprar o jogo, saiba que não vai precisar chegar a tanto. Na loja Splitplay o jogo está à venda por míseros R$ 6,29! E para aqueles que forem mais rápidos, atualmente também está rolando um super desconto de 50% – então o jogo acaba saindo por R$ 3,14. Um preço quase inacreditável para os dias de hoje.

Com cenários muito bem desenhados, roteiro cativante completamente em português e gameplay de fácil acesso até mesmo para aqueles que não estão acostumados com videogame, Soul Gambler mostra que você não precisa ter um orçamento de blockbuster para poder brilhar no cenário gamer. As incontáveis escolhas de Fausto e os diversos finais de sua aventura vão ficar em sua mente por algum tempo, mesmo enquanto você não estiver jogando.

Afinal, quem nunca pensou em alterar a realidade ao seu bel prazer?

Nota:  soulgamblernota  (4,0 / 5,0)

4 comentários sobre “Resenha: Soul Gambler

  1. Gostei muito do jogo, bem como diz na resenha o único problema é por ser curto de mais, mas valeu muito a pena ter comprado me envolveu paguei na steam 1,59 bem baratinho mas , estava na promoção ,eu recomendo pra quem gosta do tipo visual novel com HQs.

    Curtido por 1 pessoa

Abra seu coração gamer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s