Resenha: Fifa 17

fifa17logo“O melhor do futebol, para o amante do esporte”


Que FIFA é o melhor jogo de futebol já não é novidade, as novidades vão além disso. Com engine ainda mais potente, conteúdo mais robusto, a franquia da EA se solidifica no mercado mais uma vez com o capricho dado aos seus fãs. É seguro afirmar que nunca a série foi tão bonita e o uso da Frostbite, engine usada nas franquias Battlefield traz mais física, detalhes e a melhor realidade do futebol já vista em um vídeogame.

fifa17-1“Futebol não se joga com PES.”

Por mais relevante que sejam as mudanças, são mudanças anuais, caprichos e detalhes oriundos da experiência e bagagem nos últimos anos, mas nada se compara a “Jornada” e ao “Fut Champions”. Vamos as novidades!

Fut Champions – Ultimate Team

fifa17-2
“Perca seu final de semana e sua namorada. Ganhe a Weekend League”

Carro chefe da franquia nos últimos 2 anos, o modo Ultimate Team se aperfeiçoou, e esse ano trouxe o modo Fut Champions ou Weekend League (Liga do Final de Semana).

O foco é o mesmo. No melhor estilo “Master Liga” você começa com um time ruim, baseando-se em cartas que são os jogadores do seu clube. Pra quem não conhece o modo de jogo,funciona assim: Você compra as cartas e vai melhorando seu Deck/Time. O baralho é simbólico, o que vale mesmo é o time que é formado conforme os nomes e jogadores, entrosamento ou química e rendimento do time (isso afeta o gameplay). Seu papel é “farmar” coins necessários para elaboração de um time competitivo. (Ouse sonhar em comprar um Neymar).

É seguro afirmar que a EA tem enchido seus cofres com os modos, e suas micro transações, afinal a galera quer time bom antes da hora e muita gente paga por isso. Mesmo sendo pack de sorteio, o famoso FIFA Point é um sucesso de venda, dado o fato que a EA e o FIFA conseguiram fazer sua própria economia, seu próprio mercado de ações interna no jogo, onde você pode aplicar, investir e fazer tradings para rentabilizar seu clube e investir em novos jogadores.

O modo é o melhor da franquia, ouso dizer, é viciante, divertido e extremamente realista. Se quiser uma vida, não o jogue! Se for gamer, jogue e não viva!

Não bastasse isso, a EA mais uma vez quis inovar, e trouxe ao público a Fut Champions, a Liga do Final de semana. O objetivo é, jogue online mundialmente na semana e se classifique no mata-mata diário para a sonhada Liga do Final de Semana, e ai meu amigo prepare o coração. Enfrentará os melhores, e passará muito perrengue, em contrapartida receberá diversos prêmios, as melhores cartas, melhores jogadores, alguns exclusivos, e você ostentará com seus amigos.

Existe só um problema no novo modo incorporado ao Ultimate Team. A demanda que nos leva, são 40 partidas em 3 dias (Sexta a Domingo), o que pra qualquer pai de família ou pessoa atarefada é o final de semana todo (Leia-se, reclamo mas jogo todos). Muitas das vezes você não vai conseguir jogar todos, mas anote isso. Você fará de tudo, inclusive evitar eventos!!

Alex Hunter – A Jornada

fifa17-3

O aguardado modo história nunca visto em um game desse porte é simplesmente a maior aposta da série. Nomeado como “Jornada”, o enredo se apega aos maiores clichês da vida quando trata-se de superação, principalmente no futebol, a narrativa é marcada de pontos fortes.

Sem spoilers a deriva, a história é vivida pelo protagonista Alex Hunter, o típico garoto desacreditado que sonha em ser jogador profissional. Alex é impulsionado pelo seus pais, e principalmente seu avô, estrela da Premier League nos anos 50.

Seu maior desafio como player é estar acima das expectativas do treinador, seja em treino ou jogo oficial. Os principais métodos são narrados em forma de objetivos, ao exemplo: Entre, marque um gol, atinja nota 8 e dê um passe.

Sem mais delongas, você será testado a frio, como qualquer jogador na vida real, e sua tarefa é simples: Atingir os objetivos para satisfação do torcedor e seu treinador. Os pontos são somados conforme passe, gol, recebimento, passagem, drible certo e qualquer jogada com objetivo, por sua vez os erros destes, descem sua avaliação, ponderando uma nota no final do jogo.

fifa17-4

Ao final de cada jogo, você tem a chande de ser nomeado o jogador da partida, e com isso será dado início a uma entrevista ao vivo com a televisão britânica. É exatamente nesse momento que as coisas ficam mais divertidas, cada sessão de pergunta pode ter 3 tipos de respostas, classificadas aproximadamente como: Conservadora, Cooperadora ou Individualista. Ou até, Quente, Fria ou Morna. Ex: é possível afirmar que a vitória veio pois você se considera o craque do time e sem você não seria igual, ou até mesmo que venceram por união do elenco, e claro diversas outras respostas.

Cada resposta tem uma consequência, sendo distribuído uma espécie de likes em seu “twitter”, alcançando mais seguidores e torcedores que apoiam sua titularidade, ou mais pontos com o treinador, ou nenhum dos dois, basta você escolher a melhor resposta, sendo que na maioria das vezes um é rival do outro.

fifa17-5
“Yellow Card Hunter! Yellow Card EA!”

Nem tudo são flores, e o modo campanha também tem seus defeitos. Um deles está na timeline travada do enredo, não adianta você ir bem ou não, chegará um momento que será emprestado a um time menor para ter espaço, perderá titularidade e sofrerá consequências, faz parte da redenção final seja qual for (sem spoilers!).

Contudo, acredito que seja um ponto a ser melhorado para o próximo ano, precisamos disso! Se faz necessário um acervo, um banco de dados mais robusto ao modo, mais completo, mais condicional. Com trilhas distintas, além do carisma e clube que escolher.

Outro ponto chave na crítica foi a duração, marcada por ser curta, contudo me satisfez, procuro encarar como uma série de televisão, e estamos na primeira temporada, vamos dar tempo a EA, estamos falando de um piloto, que deu muito certo!

Sintetizando, o modo “A Jornada ou Journey” é a cereja do bolo, e a EA pensou fora da caixa mais uma vez trazendo à tona essa campanha, dentro de um nicho que tende a ser muito mais focado ao multiplayer.

Parabéns EA, ano que vem o mínimo que queremos é mais, e melhor!

Nota: fifa2017nota (4,5 / 5,0)

Abra seu coração gamer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s