Artigo: GCG Tunes #003

13518255_1371167479566641_914399662_o


Olá Amigos e Amigas Gamers! Sejam bem vindos ao GCG Tunes a nossa atração onde discutimos as músicas que embalam as nossas jogatinas.

Hoje gostaria de discutir um aspecto das músicas gamers, que na verdade envolve a fanbase. Creio não haver tanto amor pelo som como no caso da nossa querida mídia. Covers, sempre existiram. A maioria dos músicos começou emulando o seus ídolos para então firmar o seu estilo e prosseguir com o seu trabalho.

GCGTunes3.1

Como também é comum artistas consagrados tocarem músicas que os inspiraram ou até mesmo em combos épicos.

GCG Tunes 3.2

Vou pagar de velho aqui e mandar “com o advento da internet” e principalmente do Youtube, muitos talentos escondidos puderam aparecer para o mundo. Alguns cobrindo de forma simples as músicas, outros fazendo versões diferenciadas, outros ainda montando vídeos incríveis com novas interpretações e até mesmo músicas originais baseadas nos games.

Mas qual é o motivo disso?

Uma coisa que está sempre associada aos jogos é a nossa memória afetiva. E ela, por conseguinte, está atrelada aos diversos momentos épicos que passamos enquanto jogamos. E esses momentos sempre têm uma música, uma canção, um som que os acompanha. Repetir essa música nos faz lembrar daquele pedaço de tempo quentinho e confortável (e por isso também as lembranças nos pregam peças). Nos traz de volta as sensações que sentimos, sejam elas quais forem.

Entretanto reproduzir as músicas, ou alterá-las, nos faz ainda mais próximos. Nos conecta naquele instante e amplifica as nossas emoções. Eu só posso sonhar em conseguir fazer o que esses talentos conseguem, as notas que eles alcançam e as emoções que eles tocam.

Mas antes de colocar uma playlist para rolar, queria deixar aqui algumas boas almas que tocaram esse coração gamer!

Malukah – The Wolven Storm

A Malukah já era conhecida pelo seu The Dragonborn Comes, mas não é esta que gostaria de destacar. Mas a belíssima canção The Wolven Storm! Nossa! No jogo ela já era incrível, mas essa versão aqui me verteu lágrimas!

Miracle of Sound – Wake the White Wolf

Conheci o Gavin no podcast do Jim Sterling (muita gente reclama, mas é um dos caras mais sensatos do mundo gamer) e fiquei fascinado com a sua autoria. Ele faz músicas originais baseadas nos jogos e sempre com um clipe no fundo. Sensacional! E estou sentindo uma tendência aí… mais The Witcher 3 na área.

FamilyJules7x

Você não precisa gostar de metal (mas deveria), mas é inegável o talento desse rapaz com a guitarra. E ele fez um tributo aos games que é simplesmente fantástico. As músicas fluem uma depois da outra de uma forma suave. Demais!

Songe – Streets of Rage: Stage 8

Como eu amo Yuzo Koshiro e Streets of Rage! SoR se sobressai boa parte por causa da trilha sonora que o acompanha. Honestamente acho que essa é a primeira trilha “adulta” dos videogames. Digo entre aspas apenas por uma questão de que é o tipo de música que poderia tocar sem o contexto dos jogos em qualquer ambiente.

Assinem o nosso canal do You Tube para acompanhar as nossas playlists!

Ou se preferirem, podem assinar o nosso canal do Spotify!

Um comentário sobre “Artigo: GCG Tunes #003

  1. Pingback: Chiptune: Volume 1 | Gamer Como A Gente

Abra seu coração gamer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s