Olá Amigos e Amigas Gamers! Sejam bem vindos ao GCG Tunes a nossa atração onde discutimos as músicas que embalam as nossas jogatinas.
Hoje gostaria de discutir um aspecto das músicas gamers, que na verdade envolve a fanbase. Creio não haver tanto amor pelo som como no caso da nossa querida mídia. Covers, sempre existiram. A maioria dos músicos começou emulando o seus ídolos para então firmar o seu estilo e prosseguir com o seu trabalho.
Como também é comum artistas consagrados tocarem músicas que os inspiraram ou até mesmo em combos épicos.
Vou pagar de velho aqui e mandar “com o advento da internet” e principalmente do Youtube, muitos talentos escondidos puderam aparecer para o mundo. Alguns cobrindo de forma simples as músicas, outros fazendo versões diferenciadas, outros ainda montando vídeos incríveis com novas interpretações e até mesmo músicas originais baseadas nos games.
Mas qual é o motivo disso?
Uma coisa que está sempre associada aos jogos é a nossa memória afetiva. E ela, por conseguinte, está atrelada aos diversos momentos épicos que passamos enquanto jogamos. E esses momentos sempre têm uma música, uma canção, um som que os acompanha. Repetir essa música nos faz lembrar daquele pedaço de tempo quentinho e confortável (e por isso também as lembranças nos pregam peças). Nos traz de volta as sensações que sentimos, sejam elas quais forem.
Entretanto reproduzir as músicas, ou alterá-las, nos faz ainda mais próximos. Nos conecta naquele instante e amplifica as nossas emoções. Eu só posso sonhar em conseguir fazer o que esses talentos conseguem, as notas que eles alcançam e as emoções que eles tocam.
Mas antes de colocar uma playlist para rolar, queria deixar aqui algumas boas almas que tocaram esse coração gamer!
Malukah – The Wolven Storm
A Malukah já era conhecida pelo seu The Dragonborn Comes, mas não é esta que gostaria de destacar. Mas a belíssima canção The Wolven Storm! Nossa! No jogo ela já era incrível, mas essa versão aqui me verteu lágrimas!
Miracle of Sound – Wake the White Wolf
Conheci o Gavin no podcast do Jim Sterling (muita gente reclama, mas é um dos caras mais sensatos do mundo gamer) e fiquei fascinado com a sua autoria. Ele faz músicas originais baseadas nos jogos e sempre com um clipe no fundo. Sensacional! E estou sentindo uma tendência aí… mais The Witcher 3 na área.
FamilyJules7x
Você não precisa gostar de metal (mas deveria), mas é inegável o talento desse rapaz com a guitarra. E ele fez um tributo aos games que é simplesmente fantástico. As músicas fluem uma depois da outra de uma forma suave. Demais!
Songe – Streets of Rage: Stage 8
Como eu amo Yuzo Koshiro e Streets of Rage! SoR se sobressai boa parte por causa da trilha sonora que o acompanha. Honestamente acho que essa é a primeira trilha “adulta” dos videogames. Digo entre aspas apenas por uma questão de que é o tipo de música que poderia tocar sem o contexto dos jogos em qualquer ambiente.
Assinem o nosso canal do You Tube para acompanhar as nossas playlists!
Ou se preferirem, podem assinar o nosso canal do Spotify!
Pingback: Chiptune: Volume 1 | Gamer Como A Gente