Resenha: Star Wars Battlefront

star wars 0

Jogue. Ou não jogue. Tentativa não há.


 Há muito tempo atrás, numa galáxia muito muito distante…

Já se passaram 10 longos anos desde a última vez os fãs de Star Wars viram um filme da saga na telona dos cinemas. Talvez por mera coincidência, o ano de 2005 marcou não só o lançamento do Episódio III: A Vingança dos Sith, como também foi o ano do lançamento do último jogo da série Star Wars Battlefront. E, já que em 2015 vamos poder ver de novo Luke, Han e Leia em todo seu esplendor na tela dos cinemas no Episódio VII: O Despertar da Força, porque não aproveitar também para cair dentro do novíssimo e repaginado Battefront?

Lançado este ano para PC, Xbox One e PS4, publicado pela Eletronic Arts e produzido pela DICE – responsável pela mundialmente famosa série de jogos de tiro Battlefield – Star Wars Battlefront traz uma vez mais para dentro do seu videogame o maravilhoso universo Star Wars. Caberá a você se alistar ao exército imperial ou ao lixo rebelde numa guerra que se estenderá certamente ao longo dos anos vindouros – ou quem sabe talvez só ao longo das suas madrugadas insones.

star wars 4“Nada melhor para despertar do que um pouco de velocidade”

Uma obra de arte em suas mãos

Após jogar por mais de 40 horas, não é maluquice dizer que em cada partida me surpreendo com o magnífico trabalho da EA/DICE de transportar todo um universo que tanto amamos para dentro de um disco de bluray.

Falando friamente, já estamos acostumados a travar batalhas de longa escala na série Battlefield. Não é nada novo. Entretanto, nada se compara viver todos os intensos momentos de uma guerra nas estrelas.

A forma como a trilogia original se transmuta para o jogo e como é possível recriar momentos históricos dos filmes clássicos é algo que – arrisco dizer – nunca foi feito em videogame. O visual polido e refinado torna o ambiente tangível: você vai poder, por exemplo, cruzar o horizonte branco de Hoth ou se embrenhar na floresta de Endor, deixando de ser apenas um mero espectador para se tornar um protagonista da saga Star Wars.

O preciosismo e o carinho nos detalhes me agrada. Parece que tudo dos cinemas foi trazido para o game: desde pequenos detalhes como a pistola de Han Solo, até os gigantescos AT-AT’s. E caso não seja suficiente para você ser apenas um mero soldado, você também poderá personificar os personagens clássicos da série para destroçar seus inimigos. Afinal, quem nunca quis enforcar um rebelde usando os poderes do lado negro força?

star wars 2Eu acho a sua falta de fé perturbadora.

 A jogabilidade: Sinta a força!

Sendo um jogo majoritariamente multiplayer, a EA/DICE fizeram um ótimo trabalho em trazer uma boa gama de modos disponíveis. Além do tradicional mata-mata (chamado de Blast no jogo), uma série de outros modos estão disponíveis para os fãs.

As batalhas de larga escala podem ser jogadas nos modos Walker Assault (onde os rebeldes têm de se defender do ataque dos AT-AT’s) e Supremacy (similar ao modo Rush da série Battlefield).

O tradicional pique-bandeira é jogado no Capture The Cargo. Já Droid Run e Drop Zone são similares ao conhecido modo Conquest: porém, ao invés das bandeiras serem capturadas em pontos específicos e pré-determinados no mapa, são pequenos droides móveis ou Pods que randomicamente caem do céu que devem ser o objetivo de busca de cada time, respectivamente.

Caso você esteja em busca de uma aventura mais emocionante, pode embarcar no modo Hero Hunt, onde os níveis de tensão alcançam pontos altíssimos num mata-mata de todos-contra-um, com o “um” sendo um herói ou vilão clássico da série. Em Heroes vs Villains, dois times se digladiam para tentar aniquilar os personagens míticos do time oposto.

Como se não fosse suficiente, a batalha alcança também os céus no modo Fighter Squadron – e se você for rápido o suficiente ainda pode controlar a sucata intergaláctica Millenium Falcon ou a magnífica nave Slave I do Mercenário Bobba Fett.

Variedade é o que não falta.

star wars 1Mais um belo dia para caçar lixo rebelde.

 O lado negro do Jogo – Is it a trap?

Por mais fã que eu seja e por maior que seja minha vontade de bradar que este é o melhor jogo de todos os tempos, infelizmente existem sérios pontos a serem levantados, o mais crucial sendo a completa ausência de uma campanha single player. Embora o jogo ofereça um robusto modo survival e arenas de batalhas para um jogador, é triste reconhecer que o game não traz nada relevante em termos de história – nem mesmo aqueles modos fajutos para um jogador já conhecidos das séries Call of Duty e Battlefield.

Além disso o game sofre com uma péssima estrutura de matchmaking. Além de não poder montar um time (o jogo só permite que você crie duplas), não existe nenhuma opção para selecionar o servidor no qual você deseja jogar.

Outro ponto pecaminoso é a customização de armas, que inexiste. Elas são poucas e eventualmente você ficará saturado de todas. Como se não bastasse, o game recompensa muito pouco o player por subir de nível – com exceção de um skin de shadow trooper aqui e outro acolá. Decepcionante.

star wars 3“Infelizmente, por vezes você vai achar que está faltando algo no game”

O Veredito Final. Vale a pena?

Como diria o sábio Qui Gon Jin, “o seu foco determina a sua realidade”.

Para os que não suportam Star Wars – e merecedores de uma morte lenta devido a este fato, sugiro jogar antes de comprar. Os jogos de primeira pessoa que competem com Star Wars Battlefront são mais robustos e dão mais opções ao jogador.

Para os fãs de Star Wars o jogo é indispensável – e mesmo que você não seja um fã de jogos de tiro, vai perder horas da sua vida grudadas na televisão simplesmente pelo invólucro magnífico em que esta obra prima se apresenta.

No final das contas, se você ama Star Wars, seu coração passará por cima de todos os problemas existentes e sem dúvida alguma você vai amar Star Wars Battlefront. A força é forte neste jogo. Afinal, quem em sã consciência pode resistir à tentação de enlaçar um AT-AT usando o cabo de um Speedster no último segundo de uma partida?

Nota: star wars nota (4,0 de 5,0)

Um comentário sobre “Resenha: Star Wars Battlefront

  1. Agora que tive oportunidade de clockar algumas horas no jogo, curti muito. Porém a dificuldade de achar um jogo cheio no servidor BR tá foda. Tudo vazio. Fico vários minutos tentando encontrar algo.

    Curtir

Abra seu coração gamer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.