O que aconteceria se…

… a SEGA tivesse ganhado a guerra de consoles na década de 90? O que teria mudado para nós gamers? Seríamos gamers mais felizes? Teríamos uma indústria diferente? Ou ainda mais recheada de produtos de hardware? Realmente é difícil dizer.

SegaLOGO
Recentemente Tom Kalinske, o ex CEO da SEGA America deu uma entrevista ao site Gamesindustry. Comentando sobre o seu período lá e se ela se tornará a próxima Atari, apenas uma lembrança nostálgica.

Como CEO, ele foi responsável por modernizar e “americanizar” a empresa, fazendo-a competir com a gigante Nintendo em pé de igualdade nos EUA e Europa, perdendo apenas no Japão. E este se tornaria o principal recalque da SEGA Japão, fazendo-a tomar decisões diferentes da estratégia delineada por Kalinske. Ele viria a sair da empresa em 1996.

Nesta entrevista ele menciona que a derrocada da SEGA não era uma coisa inevitável, mas sim uma sucessão de erros que remontam há cerca de 20 anos. Ele também comenta que um dos principais motivos que o levaram a sair foi que quando houve a oportunidade de fazer uma parceria com a Sony, a SEGA Japão declinou. Ele afirma que essa foi uma das piores decisões de negócio da história. Ainda assim ele acredita que a marca SEGA ainda tem um nome forte e que pode haver esperança para o futuro.

Embora temos que dizer que as recentes notícias da SEGA não são tão inspiradoras assim, como demissões, restruturação e mudança do escritório (clica aqui).

Console Wars

Para mais detalhes de toda essa guerra de consoles no ponto de vista gamer, confira o nosso podcast! E para o ponto de vista histórico direto da visão dos competidores, vale a pena ler o livro  Console Wars (clica aqui), apenas em inglês no entanto. Ele dá muitos detalhes legais sobre toda essa confusão e ainda comenta sobre o ponto de vista da Sony e a sua entrada no mercado. Contudo, é um livro focado mais no lado da SEGA e narrado principalmente no ponto de vista do Tom Kalinske. É um pedaço de história gamer que ficou nos nossos corações.

E fica aquela pergunta, será que hoje teríamos isso?

SSmash

2 comentários sobre “O que aconteceria se…

Abra seu coração gamer

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s